. e-day
o que vinha a dizer é que já não sou assim tão novato no que toca à organização de eventos mas mesmo assim, hoje senti ser mesmo uma grande prova de fogo. em 1º lugar, nunca tinha organizado nada com uma dimensão tão grande. em 2º lugar porque estava tudo inteiramente a meu cargo. e o 3º ponto porque estava MESMO SOZINHO!
e entonces que de facto o nervosismo era muito maior. o que contrastava completamente com a minha resposta à pergunta:"Então Pedro, como vai isso?"
foram mil telefonemas. mil e-mails. mil perguntas. mil respostas. mil reuniões. mil stresses. (international office versus accounting forever) muito fornecedor. muita factura e muito orçamento. muitas cartas. muitas mudanças. muitas dúvidas. muitos convites. muitas (des)confirmações. muitos arranjos. muitas ideias (grandes brainstormings). a ideia avança. tem luz verde. pum! meu coração bate e o pedro quase tem um avc com o departamento de comunicação.
o dia chega finalmente e começa bastante cedo. está bastante sol. muito calor. aulas é p'ró tecto! (obrigado Lígia, sim tu que assinas por mim nas aulas do fuzileiro!) as mesas preparam-se. o material dispõe-se. as listagens começam a ser impressas. "-pedro vá almoçar!" as empresas contratadas e os fornecedores começam a chegar. "-diz-me de onde é que é que eu te conheço? eu conheco-te. nós já nos vimos. já nos cruzamos." "ai... desculpa mas eu não faço a mínima ideia de quem tu sejas!"-dizia eu. prepara-se a música, a luz e o som. dou as primeiras indicações às empresas de serviços que iriam colaborar connosco durante o evento. chegam professores, presidentes e alunos. "pedro vá almoçar!"uns ansiosos outros mais reticentes. entre os relaxados e os animados era onde eu incidia a minha atenção. começam os primeiros registos. o pedro está sem almoçar. "-pedro vá almoçar!". configuramos as apresentações e as salas de actos. gosto bastante de retroprojectores sabem? adoro. "-PEDRO VÁ ALMOÇAR ou ainda lhe dá alguma coisa homem!". um vídeo em mp4 não é reconhecido pelo mamute tecnológico. os programas de conversão são todos pesados. não há net na sala de actos. "Ana, diz-me que tens o teu portátil no teu escritório!" "tenho, anda!" "PEDRO, ainda não foi almoçar? Olhe a sua nota de estágio a ir por água abaixo!" (eu como adorei a expressão, fui até ao bar e comi uma sandes!) . ana no departamento de comunicação e lá vou eu. saca-se um programa para converter o vídeo. o antónio, mestre de lá do departamento com quem choco bastante no que toca a aspectos e layouts diz:"Pedro, leva o portátil. tem entrada VGA, é na boa." lá vou eu e a ana para a sala de actos dos serviços centrais de apoio à presidência. o software que sacamos necessita de internet para poder ser instalado. o computador é fixo e não tem wireless. bahhh! a ana trouxe o portátil. bora sacar programas! "-NÃO! espera isto não liga ao retroprojector!" "-Pedro, há um código! Vamos à net e ver manuais de intruções" bla bla bla. "-Olha aqui diz pra fazermos isto ás teclas!" "-ENTÃO FAZ!" "Pedro, JÁ ESTÁ A DARRR!" "HEYYYYYYY NÃO ME ACREDITO!!!SOMOS TÃO BURROS!" o retroprojector está realemente a funcionar em concordância com o computador. tudo está direito. ainda há actividades a decorrer. são as danças europeias. "oh! e então o sr. pedro, não dança?venha dançar também vamos lá!" é tempo de monitorizar a equipa de catering. tudo nas mesas. tudo pronto para o porto de honra. faltam as apresentações sobre os países europeus. faz-se um pequeno discurso breve de apresentação. "i want this portuguese" :$. toda a gente se diverte imenso e cria-se um clima super descontraído em que o público interage com todos os oradores. muito bom. votamos e decidimos vencedores. e sem contar acabo por receber um prémio também. é hora de porto de honra. a equipa está acordada para servir durante 45 minutos. tudo está a ocorrer dentro das horas estabelecidas e não há atrasos. "thank you for all"; "parabéns pedro. correu lindamente."
NOTA: não é que faça disto uma espécie de diário. mas é que hoje apetece-me contar o meu dia a alguém.