0

4 de Julho, uau!

Posted by é texto,e do bom! on 08:01 in , , ,
Chamada inicialmente Nativus, a banda de reggae foi rebatizada de Natiruts devido a um grupo catarinense de música regional, Os Nativos, que entrou com um processo. A banda brasiliense defende o reggae de raiz mas incorporou ao som uma grande influência brasileira. Quando ainda se chamava Nativus, o grupo vendeu 40 mil discos independentes com o sucesso "Presente de um beija-flor", até ser contratada pela EMI. A nova edição do disco, Nativus, vendeu 450 mil cópias. (e quem não gosta dessa música, pode falecer já aí!)

O segundo disco, Povo brasileiro, foi produzido por Liminha e, como o reggae de Bob Marley, tem músicas com mensagens de alto teor político, como "Proteja-se e lute" e "Povo brasileiro", que com uma mensagem forte, mas importante, que faz abanar qualquer um.

Sem muitas novidades na sonoridade da banda, em 2001, é lançado Verbalize, com destaque para as faixas “Verbalize" e "Andei Só”(adoro!), hits da época. O terceiro álbum traz também a participação especial de Rodolfo,antigo vocalista dos Raimundos, na faixa "Homem do Povo"(amo!). Em 2002, gravam o disco “Quatro”, que marca a saída do guitarrista Kiko Péres da banda.

Natiruts ressurge com Nossa Missão, lançado em 2005. Neste disco, produzido pelo próprio Alexandre Carlo, vocalista e principal compositor do grupo, o grande diferencial é a aproximação com o Dub, a vertente mais psicodélica do reggae, que incorpora experimentações, sem contenção na adição de efeitos, como delays e reverbs, surgida na Jamaica da década de 1970.






Um fenómeno com cada vez mais seguidores em todo o mundo, com ideais bem definidos e um "reggae roots brasileiro" cada vez mais enraizado. As reacções à primeira demo do grupo superaram todas as expectativas.

Com acções de rebranding e assinaturas de novos contratos, os Natiruts são hoje A Banda que são e prometem brilhar (MUITO) hoje na Casa da Música.

Eu vou estar lá p'ra ver, com a melhor das companhias, ao melhor som e a pedir para que toquem a "Iluminar"com todas as minhas forças!

Só pr'a finalizar, ao contrário de todas as previsões metereológicas que me andaram a atormentar durante a semana, hoje está sol, faz bastante calor e a boa disposição reina, estão portanto, todas as condições reunidas para um serão que promete aquecer o centro da cidade do Porto, sem deixar indiferente ninguém que por lá passe, nem que seja apenas, nas mediações da Boavista.


Despeço-me, e deixo-vos só com a minha musiquinha especial:


Iluminar - Natiruts