0

quando for grande quero ser cinotécnica!

Posted by é texto,e do bom! on 16:41 in
Pois é. Surpresos? Não mais do que Eu. Estava eu a jantar muito calmamente, quando a minha irmã de 8 anos me surpreende com esta afirmação!

"-Pedro, eu quando for grande já sei o que quero ser!"

"-Ai é? Diz lá então..." - dizia eu.

"-Quero ser Cinotécnica!"

Tanta foi a surpresa que até me entalei!

"-Tu queres ser o quê? O que é isso?" - Ainda bebendo alguma água para empurrar o que tinha ficado a meio do tubo digestivo.

"-É isso Pedro. Exactamente isso o que acabaste de ouvir.... Quero ser cinotécnica!" - sempre muito segura.

Com tanta certeza demonstrada nas palavras dela, acabei por lhe pedir que me explicasse o significado daquele nome. Era meu completo desconhecido. Se me perguntassem o que significava a palavra "Cinotécnica" diria por certo, pelo senso comum, se por acaso não se trataria de nenhum técnico responsável pela manutenção dos sinos da igreja, ou qualquer coisa do género. Mas não. Ela explicou-me que se tratava duma profissão relacionada com treino de animais. Mais propriamente, de cães.

"-Pedro, eu quero ensiná-los a sentar, a dar a patinha, a ir buscar os chinelos, abrir gavetas, etc...essas coisas, percebes?"

Entretanto, houveram alguns risos cúmplices entre eu e a minha mãe, que escutava atenta a nossa conversa.

A princípio disse que sim. Que até achava giro. Eu próprio quando era criança, sonhava em ser médico veterinário. Mas desfizeram-me o sonho estava eu na passagem do 10º para o 11º ano, já depois de ter alcançado a média para entrar na Universidade. Mas passando à frente, mal sai da mesa, fui logo ao computador pesquisar na internet o significado da palavra e tudo o que tivesse a ver com a profissão. Pois aquilo, de facto, inquietou-me! E fi-lo só para não ter que lhe pedir que me explicasse mais uma vez tudo. Pois sabia de antemão, que ela me iria explicar tudo de novo, com um ar de desprezo, que só ela sabe fazer. De como quem não diz, mas pensa:"Ai que burro!"

Bem, pelo que a wikipédia me disse: Cinotécnica, é treino de técnica de cães. E já deu para ver que existem alguns centros espalhados por Portugal. O mal disto tudo é a criançada ver televisão a mais! Pois pelo que me disse, ela teve acesso a esta informação toda no Canal Panda.


É com cada uma....